Afogamentos

sábado, 24 de maio de 2008

Em caso de afogamento alguns procedimentos devem ser realizados.
Levante o animal pelas patas traseiras para que a água saia pelas vias respiratórias. Em seguida aplique respiração artificial e se for necessário (se o animal não tiver batimentos cardíacos) massagem cardíaca.

Para realizar a respiração artificial feche a boca do animal e respire diretamente dentro do nariz dele e não da boca até que o tórax se expanda. Repita esse procedimento umas 12 a 15 vezes por minuto. Sopre para dentro das narinas até sentir que o peito do animal se eleva em seguida pressione o peito delicadamente para que o ar saia. Este procedimento deve ser realizado de 8 a 10 vezes em um minuto.

A massagem cardíaca no cão deve ser realizada com o animal deitado sobre o lado direito. Coloque uma mão abaixo do coração (O coração está localizado na metade inferior do tórax atrás do cotovelo da perna dianteira esquerda.) para sustentar o tórax. Coloque a outra mão acima do coração e comprima gentilmente fazendo uma pressão firme e rápida sobre a região e solte. Você deve pressionar rapidamente e soltar uma vez por segundo No caso de cães muito pequenos ou gatos, usar as pontas dos dedos para pressionar o coração. Massagear por um minuto (Aplique massagem cardíaca de 80 a 120 vezes por minuto em animais maiores e 100 a 150 para os menores. Alterne massagem cardíaca com respiratória na seqüência de 5 a 6 pressões sobre o coração, intercaladas com uma respiratória.) e observar se os batimentos cardíacos voltam.

OBS. Os procedimentos de massagem cardíaca e respiração artificial podem ser empregadas em caso de choque elétrico, atropelamentos, afogamentos, quedas, etc. e muitas vezes estes procedimentos podem fazer a diferença entre a vida e a morte. A massagem cardíaca e a respiração artificial devem ser realizados dentro de no máximo 5 minutos após o acidente.


fonte: Saúde Animal

0 Comments: